A barriga da mulher depois do parto

A barriga da mulher depois do parto

É super normal as mulheres ainda terem aparência de grávida depois do nascimento do bebê – e sempre tem aquelas pessoas que te dizem algumas coisas como ‘está quase nascendo?’ ou ainda ‘de quantos meses você está?’. A nossa dica é: ignore! É normal e logo logo a maioria das mulheres volta à antiga forma física. Além da barriguinha inchada, as mulheres podem ainda apresentar:

  • estrias espalhadas pela pele;
  • a chamada linea nigra, que é aquela linha escura que atravessa a barriga, algumas mulheres tem;
  • quem fez cesariana, vai ficar com a cicatriz, normalmente na linha do biquini;

Assim que o bebê nasce, hormônios começam a atuar sobre o útero para que ele volte ao tamanho que era antes. Isso demora mais ou menos um mês para acontecer.

Respire fundo. Demora um pouco para o corpo se recuperar totalmente após a gravidez. Imagine que sua barriga era um balão, que foi enchendo conforme o bebê crescia. Quando ele nasceu, o balão não estourou de uma vez — o “ar” vai saindo de mansinho. Além disto, a gordura extra que você acumulou na gravidez, para nutrir o bebê, vai começar a ser gasta (em especial se você estiver amamentando ou se exercitando). De qualquer jeito, você vai precisar de no mínimo algumas semanas para ver algum resultado.

As estrias e a linha escura na barriga infelizmente duram mais. Pelo menos as estrias vão clareando e, entre 6 meses e 1 ano depois do parto, assumem aquela cor mais clara que o tom da pele, ficando menos visíveis. A linea nigra vai clareando aos poucos ao longo de 1 ano, mas pode não desaparecer por completo.

E o que podemos fazer para a barriga ficar mais bonita, depois da gestação?

  • A amamentação ajuda bastante, principalmente nos primeiros meses. Mulheres que amamentam queimam mais calorias para produzir o leite, portanto costumam emagrecer mais rápido que as que não amamentam.
  • Dar de mamar no peito também estimula a produção de hormônios que fazem o útero se contrair e voltar ao tamanho normal. Mas muitas mães que amamentam reclamam dizendo que têm dificuldade de perder os últimos 2 a 5 quilos. Há quem afirme que o organismo guarda uma reserva de gordura para produzir o leite, mas não há provas definitivas disso.
  • Exercícios também são eficazes. Converse com seu médico, dependendo do tipo de parto, você pode ter de esperar algumas semanas.
  • Boa postura é outro fator que influencia. Muitas mulheres ficam com uma postura relaxada após o fim da gestação, o que é natural, uma vez que passaram nove meses sem encolher a barriga. Obrigar-se a encolher a barriga após o parto faz muita diferença na recuperação da musculatura abdominal.

Leave a Reply