A hora do banho

A hora do banho

Muitas gravidinhas e mamães de recém-nascidos tem dúvidas sobre os cuidados ao dar os primeiros banhos no bebê. É preciso estar atento a muitos detalhes para que nada ponha em risco a saúde e, especialmente, a segurança da criança. Pensando nisso, falaremos um pouco sobre esse assunto para ajudar todas as mamães que tem esse questionamento.

  • Qual a frequência ideal para o banho?
    É muito importante que os bebês tomem banho todos os dias, mesmo se o clima estiver bastante frio, isso garante a saúde e bem-estar do seu pequeno. A frequência do banho dependerá da idade do bebê. Para um recém-nascido é importante que a área coberta pela fralda, as mãozinhas e o rostinho estejam sempre bem limpinhos, principalmente após regurgitar e se sujar. Quanto mais velho for o bebê, mais frequentes terão de ser os banhos, principalmente quando começar a engatinhar e a comer as primeiras papinhas. Quando já estiver andando, o bebê terá que tomar banho quase todas as noites, para mandar a sujeira do dia pelo ralo e para ajudá-lo a se acalmar antes de dormir.
  • Qual horário ideal para o banho?
    Em geral, é melhor dar o banho do recém-nascido antes de alimentá-lo, caso ele não esteja com muita fome. Se o banho for dado logo depois da alimentação, o bebê poderá regurgitar. Como o recém-nascido está mais sujeito à perda de calor, banhe-o próximo ao meio-dia, a hora mais quente do dia. Para bebês um pouco maiores, um banho antes de dormir é a melhor opção, pois além de limpar, o banho também acalma.
  • Quais os cuidados com o umbigo?
    Para os bebês recém-nascidos a higiene do umbigo deve ser de extrema importância. Até que o processo de cicatrização e queda termine, entre sete e dez dias, é necessária uma higiene no local com álcool 70% após o banho. Não são necessários curativos e nem proteger com gaze, basta limpar com o álcool, manter seco e colocar a fralda.
  • Como higienizar o bebê recém-nascido?
    Nos cuidados para o banho do bebê recém-nascido ou prematuro, que têm a pele mais sensível, você pode optar por banhar o bebê usando um gel com uma ducha suave, lavando-o com a mão ou uma luva de lavagem, de cima até baixo, na frente e atrás. Um cuidado maior na hora de lavar a cabeça do bebê, optando pelo uso apenas de sabonete neutro, de preferência os de glicerina pura. Para higiene do rosto, use bolas de algodão umedecidas em soro fisiológico para limpar os olhos. Quanto aos genitais do bebê, é apenas necessária uma lavagem de rotina durante o banho e em seguida retirando o excesso com algodão e água. No caso de acúmulo de muco seco nos cantos das narinas ou dos olhos, umedeça várias vezes para amolecer antes de retirar com água e sabonete durante o banho.
  • Acessório indispensável
    Pensando em facilitar esse momento, gostaríamos de falar sobre a almofada de banho. Bem macia e anatômica, ela pode ser encaixada na pia ou banheira na hora do banho. Com o bebê deitadinho na flor de pelúcia, ele fica totalmente seguro, confortável e acolhido, enquanto o adulto permanece com as mãos livres. A Almofada de Banho em Pelúcia da Blooming Bath dá conforto e segurança ao bebê, que relaxa na banheira com o corpo parcialmente imerso.

Essa almofada é encontrada aqui na Mini Bebê e você pode ter mais informações clicando aqui.

Não se surpreenda se o seu bebê chorar durante os seus primeiros banhos. Ele está apenas reagindo a uma sensação estranha. Mantenha a temperatura ambiente morna, a água do banho confortável e acalme-o acariciando e cantando para ele. Ele logo aprenderá a amar a hora do banho.

Baseado no artigo escrito por Débora Martins – Formada em Hipnose Ericksoniana, Administração de Empresas, Jornalismo e Coach. Hipnoterapeuta e terapeuta de crianças e adultos.

Leave a Reply