Alfabetização – 4 dicas para ajudar seu filho neste processo

Alfabetização – 4 dicas para ajudar seu filho neste processo

Hey, hoje é o Dia Nacional da Alfabetização. Vamos falar sobre isto?
O estímulo à alfabetização dos nossos filhos é algo de muita importância, principalmente por parte dos pais. A alfabetização fisiológica começa a partir dos quatro, cinco anos de idade segundo especialistas pedagógicos, e vamos compartilhar aqui algumas dicas destes especialistas para ajudar o seu filho a conquistar a leitura e a escrita.
1. O mundo é letrado, aproveite isso
Vocês podem ler um outdoor juntos, o pacote de bolacha, a placa de trânsito, a manchete do jornal, são diversos momentos em que você pode aproveitar e ajudar o seu filho a ler.
2. Tenha um tempo em casa para fazer a lição junto com ele
“A lição de casa tem uma função social e emocional muito importante, se o pai atribuir valor a essa tarefa, isso vai despertar vontade na criança de aprender”, explica Thalita. Sente com seu filho, façam uma pesquisa juntos, participe desse momento para que ele veja o quanto se importa com o seu aprendizado.
3. Dê o exemplo
Deixe que seu filho veja você lendo e escrevendo, comente sobre isso com ele.
4. Use a brincadeira para ensinar
É possível aprender a ler brincando. “Reproduza com as crianças brincadeiras que eram populares na sua época como pular elástico, pular corda, e melhor ainda é adicionar as cantigas que eram educativas”, exemplifica Thalita.

Leave a Reply