Banho de sol – importância para bebês e crianças

Banho de sol – importância para bebês e crianças

Quando os bebês nascem, os pediatras normalmente orientam aos pais a darem banho de sol diariamente, mas as vezes esquecem de explicar o por que. E qual a importância do banho de sol em bebês e crianças? Existem algumas vitaminas que além de ingerirmos com a alimentação, precisamos de algum fator pra sintetizá-las e elas terem efeito em nosso organismo. No caso em questão, a vitamina D só é sintetizada com os raios solares.

Pra dar o banho de sol nos bebês, devemos seguir algumas orientações:

  • Expor o bebê com pouca ou nenhuma roupa (claro, depende da temperatura e clima do dia, né?) no horário do sol “bom”, que são até às 10:00hs ou após às 17:00;
  • Você pode fazer isso dentro de sua casa mesmo, mas fique atenta e abra os vidros, pois o fator que sintetiza a vitamina D não ultrapassa o vidro;
  • No começo, o banho de sol deve ter duração de 5 – 10 minutos e gradativamente pode-se chegar em no máximo 1 hora;
  • Deixe o bebê tomar sol de frente e de bruços, assim ele toma sol por inteiro.

A vitamina D tem um papel importante em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.  As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada.

A falta de vitamina D na alimentação ou a inadequada exposição aos raios solares pode causar raquitismo na criança, doença do tecido ósseo que ocorre durante a fase de crescimento, caracterizada por inadequada mineralização do osso por falta de vitamina D ativa.

Pela manhã é o melhor horário, aproveitem o solzinho 🙂

Leave a Reply