Benefícios de deitar para o lado esquerdo

Benefícios de deitar para o lado esquerdo

Há muitos anos, os médicos recomendam que as mulheres grávidas durmam viradas para a esquerda, a fim de melhorar a circulação para o coração. Mesmo que você não esteja grávida – ou seja um homem – dormir sobre o lado esquerdo trás inúmeros benefícios para sua saúde. Abaixo, listaremos alguns deles:

Ajuda o organismo a se livrar de toxinas

De acordo com a medicina ayurvédica, você apoia seu sistema linfático ao dormir do lado esquerdo, pois o fluido linfático circula melhor e, dessa firma, limpa resíduos e toxinas no organismo através dos gânglios linfáticos. O lado esquerdo é o lado dominante do sistema linfático, e por isso esta posição é melhor para dormir. Um recente estudo científico comprovou que dormir do lado esquerdo permite que seu cérebro também faça uma limpeza de toxinas de forma mais eficaz.

Faz bem ao coração

A linfa é um fluido que é produzido quando o sangue passa pelos vasos capilares e segue para o corpo. Ao deitar do lado esquerdo, a circulação sanguínea do coração flui melhor, pois facilita a drenagem da linfa para o coração.

Pode reduzir azia e refluxo

Deitar do lado esquerdo pode reduzir os sintomas de refluxo. Deitar do lado direito pode agravar o problema e causar doenças de estômago como azia e gastrite. Se você já sofre com isso, aqui vai uma dica: deite do lado esquerdo por 10 minutos para aliviar os sintomas.

Melhora a digestão

Ao deitar do lado esquerdo, o alimento que você consumiu se move com mais facilidade do intestino grosso para o cólon. Isso significa que o intestino funciona melhor, principalmente de manhã, após acordar. Esta posição também ajuda o estômago e o intestino a se apoiarem naturalmente, além de ajudar no fluxo do suco gástrico e na secreção das enzimas do pâncreas.  Veja na imagem abaixo como funciona.

Alivia dores nas costas

Deitar do lado esquerdo alivia a pressão sobre a espinha dorsal, portanto é ótimo para quem sofre sofre com dores crônicas nas costas. Além disso, ao deitar dessa forma, evita que o útero pressione o fígado enquanto está deitada. Esta posição é ótima também para os rins e para o feto. Você pode deitar do lado esquerdo por alguns minutos quando estiver com dores muito fortes nas costas e, é claro, dormir nesta posição.

Se esta não é a posição que você está acostumada a dormir, comece colocando um travesseiro nas suas costas e entre as pernas, pois desta forma será mais difícil para você virar para o outro lado durante a noite. Além de dormir melhor, com o passar do tempo você sentirá os diversos benefícios em sua saúde.

Leave a Reply