Cadeirinha do carro: regras para cada faixa etária

Cadeirinha do carro: regras para cada faixa etária

No início do mês falamos aqui sobre os 4 erros mais comuns na hora de usar a cadeirinha do carro (Leia mais em http://bit.ly/2FSilcj), garantindo assim a segurança da criança.

Dando continuidade neste, que é um tema de extrema importância para quem tem filhos pequenos, hoje vamos falar da Resolução nº 277, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que regulamenta o transporte de crianças de até 10 anos em veículos.

Esta resolução, entre outras coisas, trata dos dispositivos de retenção para transporte de crianças em veículos automotores como item obrigatório, e seu uso estabelece condições mínimas de segurança, reduzindo o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança.

Abaixo, confira as normas de segurança para o transporte de crianças de cada faixa etária:

1 – As crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “bebê conforto ou conversível”. (figura 1)


2 –
As crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado “cadeirinha”. (figura 2)


3 –
As crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção denominado “assento de elevação”. (figura 3)


4 –
As crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez anos deverão utilizar o cinto de segurança do veículo. (figura 4)

Leave a Reply