Chá de bebê com charme e economia

Chá de bebê com charme e economia

O chá de bebê é uma maneira de compartilhar a alegria da chegada do filhote com pessoas especiais, que também estão vibrando com esse acontecimento! Se você está começando a organizar sua comemoração, mas tem um orçamento limitado para ela (afinal, existem ainda os custos da montagem do quarto do bebê e do enxoval), vai gostar das dicas deste post, com ideias de como fazer um chá de bebê econômico com muito charme! Coloque as mãos na massa, peça ajuda das amigas, e divirta-se muito!

1) Reduza a lista de convidados:

Convide para o chá de bebê somente as pessoas íntimas, que estão acompanhando de perto sua gravidez. Vale fazer uma listinha com os familiares e amigos mais próximos, que não podem faltar nesse dia especial. Lembre-se: a ideia não é fazer um super evento e, sim, realizar uma festinha caseira!

2) Dispense os convites impressos:

Para economizar (e também para contribuir com o meio ambiente), opte por convidar as pessoas virtualmente. Você pode criar o evento dentro de uma rede social, onde somente as pessoas selecionadas terão acesso às informações do chá de bebê. Se você conhece alguém que sabe mexer nos programas de edição, como o Photoshop, ou mesmo gosta de fazer isso, vale criar um convite virtual, que poderá ser enviado por e-mail.

3) Peça confirmação:

Apesar de ser um evento pequeno, é muito importante saber a quantidade de pessoas que comparecerão de fato. Por isso, peça a todos os convidados que avisem com um pouco de antecedência sua disponibilidade para ir ao chá de bebê que você está organizando. Dessa forma, você evita gastos desnecessários, com comidinhas e lembrancinhas excedentes.

4) Prepare as comidinhas:

Essa é uma das alternativas mais econômicas. Como geralmente a festa é realizada durante a tarde, você pode preparar alguns quitutes com a ajuda de pessoas próximas. Bolos caseiros são ótimas pedidas, assim como sanduíches naturais recheados com frios, pães de queijo, tortas salgadas. Além disso, por seguir o estilo de um café, bebidas alcoólicas poderão ser dispensadas – o que reduz bastante o custo da comemoração!

5) Faça os doces:

Ao invés de comprar doces decorados (lindos, mas com custo relativamente elevado), aposte nas opções tradicionais, como beijinhos e brigadeiros. Se quiser dar um charme extra à apresentação, sirva-os em copinhos – fica uma graça! Você pode também preparar tags para decorar os docinhos: basta fazer moldes do que desejar – corações, aviõezinhos, estrelas –, colocá-los em um papel de scrapbook, recortar e colar atrás de um palito de dente. Outra ideia bacana é recortar imagens que já vêm prontas em papéis de presentes (nas papelarias há opções variadas). Há ainda a alternativa de imprimir kits prontos, disponíveis na internet. Pesquise e mãos a obra!

6) Atenção ao bolo:

Bolos decorados não costumam ser baratos (e nem sempre agradam os convidados, uma vez que um grande número de pessoas não aprecia o gosto da pasta americana). Por isso, uma boa dica é se aventurar na cozinha e fazer você mesma o bolo do seu chá! Se estiver se sentindo indisposta, peça a ajuda de alguma amiga ou um familiar próximo. Há várias opções bonitas e fáceis de fazer, como os modelos naked cake, kit kat e o bolo gelado de coco

7) Produza o bolo de fraldas:

Esse é outro detalhe que faz parte da maioria dos chás de bebê. Ao invés de encomendar, que tal fazer seu próprio bolo de fraldas? Há diversos tutoriais na internet: você só vai precisar de disposição, paciência e fraldinhas!

8) Monte a decoração:

Mais um item da organização do chá de bebê em que você pode economizar, colocando seu talento em ação (acredite, é uma delícia preparar cada detalhe para a festa que marca a chegada do seu filhote)! Primeiramente, escolha o tema da comemoração e, em seguida, busque referências na internet – você conseguirá adaptar várias ideias interessantes. Por exemplo, troque os balões com hélio – que, geralmente são mais caros – por balões pregados com uma fita colante no teto. Outra sugestão: coloque uma fitinha de cetim na ponta de cada um e pendure fotos da gravidez! Todos vão adorar dar uma espiadinha!

 

9) Opte por lembrancinhas simples:

Não vale a pena gastar com enfeites que ficarão guardados e esquecidos. Por isso, prepare lembrancinhas em feltro, tecido, EVA e até mesmo algo comestível – como brigadeiros em potinhos e cupcakes individuais. Será um sucesso!

(Adaptado de Mil Dicas de Mãe)

Leave a Reply