Como agasalhar seu filho na medida certa

Como agasalhar seu filho na medida certa

Exagerar nas roupas da criança, dependendo do frio que estiver lá fora, pode gerar um incômodo muito grande e aumenta o risco de transpiração, desidratação e brotoejas. Por isso, para que seu filho não sofra desnecessariamente, é preciso ter, principalmente, bom senso.

De acordo com pediatras, os bebês de até seis meses devem ser agasalhados de acordo com a temperatura ambiente e, de um modo geral, com uma peça de roupa a mais que o adulto. Já as crianças maiores devem usar a mesma quantidade de roupas de inverno que os adultos.

Evite sair de casa em dias muito frios

O principal problema de sair com os filhos pequenos no frio é, de acordo com Tadeu Fernando Fernandes, vice-presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, a impossibilidade de aquecer o ar que eles respiram. Este ar frio faz mais mal do que o que bate no corpo, então é melhor evitar sair de casa com os pequenos durante a noite e se estiver ventando muito. O vento pode ocasionar, principalmente, dor de ouvido e de garganta.

Se as pessoas precisarem sair de casa com crianças durante os dias mais frios, luvas e gorros são importantes para os recém-nascidos, mas nem tanto para os que já passaram dos seis meses de vida.

Nariz gelado ou pescoço quente

Para saber se um bebê está usando muita ou pouca roupa, os pais devem ficar atentos para saber se o pequeno está transpirando ou com o nariz gelado, que mostra que a criança está com frio. Se as roupas próximas à pele estiverem úmidas, o cabelo da região da nuca estiver molhado e o pescoço quente, provavelmente ela está excessivamente agasalhada.

Cuidado com peças de lã

O recomendado é que as crianças usem roupas confortáveis – que proporcionam maior qualidade de vida – ao invés de peças justas, de tecido sintético ou muito pesadas. Pais devem dar preferência às roupas de algodão, principalmente as que terão contato direto com a pele. Afinal, algumas peças de roupa de inverno – mesmo as infantis – podem causar alergia nas crianças como casacos de lã, por exemplo.

 

Leave a Reply