Dicas para os primeiros dias de amamentação

Dicas para os primeiros dias de amamentação

Os primeiros dias de amamentação são bem difíceis na maioria dos casos. Hoje vamos colocar aqui algumas dicas para te ajudar nesse momento delicado:

1)      Use várias almofadas e travesseiros para dar apoio às costas e braços. Use um banquinho para elevar seus pés e procure um lugar confortável. Não fique presa a uma poltrona, vá experimentando vários assentos e cômodos da casa, diferentes posições, até se sentir confortável.

2)      Dê suporte ao seio com os dedos em “C”, por baixo da mama. Não aperte o seio próximo ao mamilo, pois isso atrapalha o fluxo de leite. Se a mama estiver muito pesada, você pode usar uma fralda enrolada por baixo, para elevá-lo e dar suporte.

3)      O nariz do bebê deve estar na altura do mamilo.

4)      Faça uma “pinça” apertando toda a aréola e vá encostando seu mamilo na boca do bebê, até que ele faça uma boa abertura. Só então você traz o bebê para perto de si e solta toda a aréola dentro da sua boca. Dê apoio à cabeça do bebê com suas mãos.

5)      Depois que o bebê já estiver sugando, tente ver se os lábios estão virados para fora (peixinho), e não amassados para dentro. Com seu dedo, você pode forçar levemente a abertura empurrando o queixo para baixo. O lábio superior por sua vez, deve quase tocar o nariz do bebê.

6)      Mantenha o bebê bem próximo ao seio, o nariz e queixo devem tocar a mama. Não se preocupe, pois o bebê consegue respirar mesmo com o narizinho afundado na mama.

7)      O bebê precisa fazer pelo menos de 8 a 10 mamadas num período de 24 horas. Durante o dia, acorde-o a cada 2 – 3 horas. Durante a noite, é possível deixá-lo fazer um estiro mais longo, de 4 a 5 horas. Ofereça o seio em livre demanda, sempre que o bebê aceitar.

8)      Comprima o seio pela base ao amamentar, para ajudar o fluxo de leite.

9)      Após a mamada, tire um pouquinho do leite e espalhe por toda a aréola, deixando secar ao ar livre.

10)   Nunca, jamais, em hipótese alguma, ofereça o seio muito cheio e duro ao bebê. Primeiro faça massagens, da auréola até as extremidades, e depois ordenhe um pouco do leite até sentir a auréola bem flexível. Só então ofereça o seio ao bebê.

Leave a Reply