DIY: como fazer tinta caseira?

DIY: como fazer tinta caseira?

Além de ser muito divertido, pintar também é uma ótima atividade para estimular a criatividade e a imaginação das crianças! Ainda mais quando elas têm a oportunidade de criar as suas próprias tintas. Que tal, então, botar a mão na massa e propiciar aos filhotes novas experiências e descobertas com receitas de tinta caseira?

E uma dica, como as crianças costumam se lambuzar com as tintas, vale deixar os mais novinhos de fralda – se estiver calor – ou colocar roupas mais velhas nas crianças, para que elas possam pintar à vontade.

TINTA DE FARINHA DE TRIGO
Esta receita é muito bacana para os pequenos praticarem a pintura com pincéis e rende cerca de seis potinhos. Você pode comprar potes de plástico em lojas R$ 1,99 ou de utilidades para a cozinha. Além de darem uma cara mais bacana para as tintas, potinhos com tampa também são úteis na hora de conservar as tintas.

Ingredientes:
– 1 xícara de sal
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1 e ½ xícara de água
– 1 colher de chá de óleo de cozinha (para deixar a tinta brilhante)
– Corantes de alimento com as cores de sua preferência
– Potinhos com tampa (para guardar as tintas depois)

Modo de fazer:
Misturem o sal, a farinha, a água e o óleo em uma vasilha média. Em seguida, dividam a mistura igualmente entre os potinhos. Por fim, adicionem algumas gotas de corantes de alimento em cada um dos frascos, tomando o cuidado de usar uma cor diferente para cada um, e misturem bem com o auxílio de uma colher.

(Fonte: Maternidade Simples)

Leave a Reply