Ensaio Newborn: Dicas, Fotos, Como Fazer!

Ensaio Newborn: Dicas, Fotos, Como Fazer!

No ensaio newborn há dois estilos para fazer as fotos do bebêestúdio e estilo de vida. A primeira maneira consiste em fazer fotos com cenário, ajeitar o bebê entre cobertinhas, fantasias e tiaras. Já o registro de estilo de vida dispensa todos os adereços e registra os momento do bebê, como o amamentar, o soninho, o banho; ou seja, capta momentos naturais do baby.

Dicas de como fazer

Tempo de vida do bebê: para fazer o ensaio newborn é essencial que as fotos sejam feitas até o 15º dia do bebê, período em que a criança ainda passa por grandes fases de sono e fica mais fácil para registrar esse início de vida.Brinquedinhos: para o momento em que o bebê estiver acordado alguns brinquedinhos podem ser necessários para chamar a atenção do(a) pequeno(a), de modo que a criança olhe em direção a câmera.

Cenário: caso a própria família opte por produzir as fotos do recém-nascido e queira fazer registros ao estilo estúdio, é preciso organizar cenários (toucas, tiara, fantasias, cobertas, etc).Música: para que o bebê tenha um momento tranquilo durante as fotos uma música ao fundo pode ajudar muito. Nada de colocar um som dançante, afinal as fotos são com um recém-nascido. As melhores opções são músicas calminhas e até as opções com sons da natureza.

Movimentos involuntários: registrar movimentos como bocejar e mexer das mãozinhas é uma ótima dica. Alguns fotógrafos ou papais e mamães esperam que o bebê se acomode novamente para voltar as fotos, contudo, vale muito a pena registrar a naturalidade da criança.

Fotos macro: registrar os pequenos detalhes do bebê é outra opção. Enquanto a criança estiver dormindo, vale a pena usar lentes ou a função macro para aproximar a câmera de algum traço da criança, como os pezinhos.Objetos especiais: não importa se a sessão de fotos vai ser feita em casa pelos pais ou por um profissional; mas incluir um objeto da família nas fotos é uma ótima dica. Sabe aquele cobertorzinho que passou por toda a família? Vale a pena levar para o ensaio e usá-lo em algumas fotos, assim haverá o registro do novo membro com uma tradição familiar.Tempo: para um ensaio newborn o tempo é algo que não deve ser cronometrado. A criança tem seus horários de alimentação e um chorinho ou outro podem surgir em meio a fotografia. O ideal é que você paciência para aguardar que o baby esteja bem para as fotos.

Família: além de registrar apenas o bebê, vale fazer registros com a família. Mostrar nas imagens o amor dos pais e irmãos com a criança é uma maneira de contar a história da família.Gêmeos: caso a família tenha tido gêmeos (ou mais), vale a pena fazer fotos dos bebês sozinhos e a relação das crianças juntas.Comparar tamanho da criança: para as fotos de newborn, uma dica é usar itens que mostrem o tamanho do bebê. Para isso, use ursinhos de pelúcia grande e apoie a criança nas mãos dos pais.Fotos do alto: as fotos tiradas de cima ganham um ângulo diferente e são ótimas para dar outra perspectiva do bebê.Poses uterinas: durante o soninho do bebê é o melhor momento para colocar a criança em posições para fotografar. A foto com pose uterina registra um momento que a criança viveu há pouco tempo.Ambiente aquecido: muitas fotos são feitas com a criança sem roupa, por isso é preciso que o ambiente esteja quentinho. Caso a temperatura esteja baixa, use aquecedores para deixar o lugar mais agradável e confortável para o bebê.Expressões: inspire-se na naturalidade da criança para fotografar as primeiras expressões, como as caras e bocas que os bebês costumam fazer.Olhar: a criança pode acordar durante o newborn e nem por isso é preciso interromper as fotos. Aproveite para fotografar os olhares do bebê.

Preto e branco / Sépia: as fotos coloridas são lindas, mas vale dar um toque de passado nas imagens e fazer registros em preto e branco ou sépia.Luz natural: o melhor momento para tirar fotos da criança é com a luz natural; assim é possível evitar o uso excessivo de iluminação artificial durante o ensaio.

Tutu / saias fofinhas: para o ensaio newborn de menina aproveite as saias mais fofinhas para vestir a criança. O resultado é lindo! Só não esqueça de usar tecidos confortáveis para não incomodar a bebezinha.Evite pomada para assaduras: a dica parece boba, mas no dia do ensaio é bom evitar esse tipo de pomada para garantir que o resultado das fotos fique melhor.

Segurança do bebê: é imprescindível que durante as fotos o bebê fique em posições seguras (muitas vezes são usados apoios e as fotos são editadas para retirar esse suporte). Além da segurança física, é preciso ficar atento a saúde da criança. Por ser um ensaio realizado nos primeiros dias de vida da criança, é ideal que os instrumentos usados (adereços, máquinas, cenários) e as pessoas que estão tirando as fotos estejam com a higiene e saúde em dia (usar em álcool em gel, higienizar adereços, e evitar o contato da criança com pessoas que estejam com infecções, bactérias ou outros tipos de doenças transmissíveis pelo ar ou contato).

Não importa se é você (nesse caso é preciso muita cautela nas posições que vai colocar o bebê) ou um profissional que vai fazer o ensaio, mas algumas inspirações são sempre bem-vindas. Vale até separar algumas fotos que você mais gosta para mostrar a um profissional uma ou outra foto que você quer muito fazer da criança.Já pensou em fazer um ensaio newborn do seu bebê? Os registros marcam momentos únicos e são ótimos para lembrar do início da vida da criança, principalmente para os paipais e mamães que ainda estão em processo de adaptação com a nova rotina e podem se esquecer desses momentos.

(Fonte: Solo Infantil)

Leave a Reply