Natação: crianças devem usar óculos para piscina?

Natação: crianças devem usar óculos para piscina?

Existe um dilema muito grande em torno dos óculos para piscina: crianças devem ou não utilizá-los? Há quem defenda ardorosamente as duas opiniões.

O ideal é restringir o seu uso nas fases iniciais do aprendizado (exceto nos casos em que ele é absolutamente indispensável) para que, primeiramente, a criança passe por um processo de adaptação dos órgãos sensoriais, entre eles os olhos, e aprenda a abri-los embaixo d´água. Algumas crianças enfrentam grandes dificuldades e limitações pedagógicas por causa do uso dos óculos, o que, em alguns casos, terminam em desistência da modalidade.

Mais tarde, numa etapa em que a criança já domina várias das habilidades básicas da natação, o uso dos óculos devem ser introduzidos. O tempo para se acostumar a eles é de algumas semanas, e não de uma ou duas aulas. Com o aperfeiçoamento e o treinamento, as sessões de Natação costumam ser bem mais longas do que uma simples aula de 45 ou 50 minutos, e, predominantemente com o rosto na água, o que costuma afetar e congestionar mesmo os olhos mais resistentes, tornando o uso de óculos de piscina imprescindível.

Para que o uso de óculos de piscina  não seja um elemento de dispersão e interferência no rendimento do nadador, alguns itens devem ser observados:

Óculos de má qualidade é dinheiro jogado fora. Investir um pouco mais em um óculos de boa marca e modelo valerá muito a pena. Prefira também os modelos de tamanho menor, que se ajustam melhor ao rosto e resistem mais na posição correta durante os mergulhos.

– Ensine e ajude a criança a ajustar os óculos: tanto a distância entre as oculares como a tensão das tiras, para não machucar o rosto e nem entrar água.

– O posicionamento ideal das tiras atrás da cabeça é bem alto, num alinhamento superior ao dos olhos. Tiras muito baixas, próximas à nuca, tenderão sempre a fazer com que os óculos saiam nos mergulhos e mesmo nos impulsos na borda.

– Durante a aula, oriente os alunos para que mexam nos óculos o mínimo possível. Quanto menos se preocuparem com isso, mais rápido se acostumarão a eles e mais atenção darão aos exercícios de aula.

Na Mini Bebê você encontra diversos modelos de óculos de natação, que garantirão a proteção que seu filho precisa. Confira no nosso site.

Leave a Reply