O que é o Natal para as crianças?

O que é o Natal para as crianças?

A época natalícia é vivida com grande euforia pelas crianças e, em muitas situações, resume-se praticamente aos presentes e ao Papai Noel. Mas o Natal é muito mais do que isso, e é importante que as crianças o entendam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra natalícia. A escola é um espaço privilegiado no envolvimento da criança neste espírito natalício, promovendo a interiorização de valores e o renascimento de velhas tradições.

Em contexto escolar, os educadores desenvolvem inúmeras atividades, que vão das decorações festivas e elaboração de postais à confeção de doces tradicionais, sem esquecer outras formas que possam fazer parte da festa de Natal, envolvendo as crianças e as famílias.

Porque se celebra o Natal?

A resposta imediata, e respeitando todas as crenças religiosas, é que se celebra o nascimento de Jesus. Pode integrar o presépio como uma das tradições natalícias, construindo as figuras que o compõem.

As histórias de Natal assumem, neste contexto, um papel fundamental para a interiorização do sentido do Natal, com a exploração de valores, de sentimentos importantes inerentes a esta época festiva, afastando, assim, a exagerada importância atribuída ao Papai Noel e aos brinquedos.

A lembrança de Natal por cada criança, para a família, contribui para reforçar valores de carinho e dedicação. É no Natal que se constata uma tendência especial para fomentar o espírito de solidariedade e responsabilidade social e nunca será demais incutir esses valores à criança, explicando-lhe o verdadeiro sentido do Natal.

É necessário fazer com que entendam que a compra de brinquedos caros não é o mais importante pois, em muitas situações, o encantamento é pontual e ilusório. É fundamental que, na escola, os dias decorram com tranquilidade, magia e encanto ao som de músicas que se enquadram na forte carga emocional da época natalícia, e que, a partir deste espaço, as crianças levem até às suas famílias a verdadeira essência do Natal.

Fonte: Professora Catarina Lopes

Leave a Reply