Qual o tempo certo para o bebê dormir sozinho em seu quarto?

Qual o tempo certo para o bebê dormir sozinho em seu quarto?

Há ainda muitas discussões que cercam o assunto “quando o bebê pode dormir sozinho em seu quarto?”. Apesar de muitos pediatras recomendarem que o bebê deva dormir no seu próprio quarto já no segundo mês de vida, com um sistema permanente de alerta, a Academia Americana de Pediatria discorda.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) fez algumas recomendações com o objetivo de reduzir a morte de recém-nascidos enquanto dormem. Uma delas é de que o bebê durma no mesmo quarto dos pais, no seu berço, até que complete um ano de idade.

Os bebês menores devem dormir perto da cama dos pais, numa superfície suave, mas rija, para evitar criar saliências ou buracos perigosos, como no berço ou na sua caminha, e nunca num sofá, cadeira ou numa superfície mole. Os bebês que ainda são alimentados durante a noite, devem ser deitados novamente no seu berço ou caminha depois de amamentados e não ficar na cama dos pais.

A partir dos 12 meses, o bebê pode começar a ser preparado para mudar para o seu próprio quarto. Porém, ainda assim é necessário ter alguns cuidados com materiais leves ou objetos como almofadas, mantas, cobertores, bonecos. Estes não devem ser deixados na cama do bebê enquanto ele dorme. Se for necessário usar um cobertor em dias mais frios, este deve estar bem preso ao colchão e ficar sem folgas para que não haja risco de cobrir a cabeça do bebê, sufocando-o.

Dormir por um tempo mais prolongado no quarto dos pais, além de mais seguro para o bebê, é menos preocupante para os pais. Ali o bebê se sentirá mais protegido, a amamentação será estimulada, já que facilita a vida da mamãe ter o bebê pertinho dela, e ainda, possibilita aos papais acompanharem de perto e curtirem por mais tempo esta fase maravilhosa de ter um bebê em casa.

 

Leave a Reply