Regras de etiqueta para a visita ao recém-nascido

Regras de etiqueta para a visita ao recém-nascido

As primeiras visitas ao bebê recém-nascido requerem, sobretudo, bom senso e uma grande sensibilidade para compreender as necessidades dos pais e do bebê. A chegada de um novo bebê é um momento de muita alegria para todos, mas é importante que os amigos e parentes tomem alguns cuidados durante as visitas. Os primeiros dias, principalmente em casa, são muito exigentes para os pais, irmãos e recém-nascido. É preciso dar tempo à família para se adaptar ao bebê, criar novas rotinas e se organizar depois de alguns dias fora de casa, especialmente quando existem outros filhos que requerem cuidados e atenção.

Por isso, listamos abaixo 10 regras de etiqueta para a visita ao recém-nascido:

1) Evitem visitas no mesmo dia em que o bebê nasceu, a não ser, é claro, se você for muito íntimo ou um parente bem próximo (avós, tios, padrinhos), mas é sempre bom perguntar antes!
2) Nunca visitem a nova mamãe no período da noite, pois o recém-nascido realmente traz muita mudança na rotina e até a mamãe se acostumar demora um pouco.
3) Nunca peçam para pegar o bebê no colo! Se a nova mamãe quiser que você segure o bebê, ela vai lhe oferecer. Caso contrário, não peça. Pedir para acordar o bebê então, nem pensar!
4) Se quiserem tirar fotos do bebê, perguntem para a mamãe se pode! Se ela permitir, não coloquem flash de jeito nenhum!
5) Visita rápida: fiquem pouco tempo na maternidade ou na casa. Acredito que uma vista de até uns 40 minutos é o ideal. Se você for um parente muito próximo pode ficar o tempo que considerar necessário, só preste atenção se a mamãe não está cansada ou quer tirar uma soneca.
6) Hora das mamadas: deixem a mamãe e bebê sozinhos, por que assim que o bebê nasce, as mamães ficam um pouco estressadas com o momento das mamadas por diversos motivos. Deixem esse momento íntimo apenas entre eles!
7) Pode levar crianças? É sempre bom ligar antes e perguntar para a mamãe, e ter certeza de que as crianças que acompanharão não estão com absolutamente nenhuma doença! É uma decisão muito pessoal. Mas, se você não tiver intimidade, melhor não levar!
8) A mamãe normalmente está bem sensível nos primeiros dias do nascimento. Não façam comparações do tipo de parto, sobre o peso com que a criança nasceu ou sobre ter ou não que amamentar! Lembrem-se que muitas vezes querer não é poder! E só quem é mãe e passou por uma gravidez sabe disso.
9) Lembrancinhas: Não é legal o visitante querer levar lembrancinhas para outras pessoas que não estejam na visita! Normalmente, as lembrancinhas são contadas. Com certeza a mamãe vai entregar algumas lembrancinhas extras se quiser que o visitante entregue para alguém!
10) Cheiros: Por último, é legal não chegar com um perfume muito forte ou cheiro de cigarro para uma visita ao recém-nascido!

É fundamental respeitar o ambiente, convicções e circunstâncias dos pais e não contribuir para aumentar a ansiedade familiar. Bom senso é tudo!

Leave a Reply