Teste de Apgar – o que é?

Teste de Apgar – o que é?

O que é o teste de Apgar? O teste de Apgar é o primeiro teste pelo qual o bebê passa quando nasce. Ele é realizado logo após o nascimento, no primeiro e no quinto minutos de vida (o bebê recebe uma nota para cada momento; em geral a segunda é maior do que a primeira – pois o bebê se recupera rapidamente do estresse do parto). Sua finalidade é avaliar a vitalidade do bebê, pela análise da frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, reflexo e cor da pele. Criado em 1952 pela médica-anestesista Virginia Apgar, passou a ser utilizado em todo o mundo, e ainda tem um importante papel na avaliação do recém-nascido.

Como são dadas as notas do teste de Apgar? Você já viu alguma mãe se gabar de seu filho ter tirado nota 10 no teste de Apgar? Isso porque essa é a nota máxima possível no teste. Para cada parâmetro avaliado o bebê pode receber 0, 1 ou 2 pontos; somando-se os pontos dos cinco quesitos, chega-se até 10. Veja só como é dada a pontuação:

Frequência cardíaca:

0 – Ausência de batimentos cardíacos;

1 – Menos de 100 batimentos/minuto;

2 – Mais de 100 batimentos/minuto;

 

Respiração:

0 – Ausente;

1 – Fraca e irregular;

2 – Forte, com choro;

 

Tônus Muscular:

0 – Mole, flácido;

1 – Flexão de braços e pernas;

2 – Boa flexão, movimento ativo;

 

Reflexos:

0 – Sem resposta à estimulação de vias aéreas;

1 – Algum movimento (caretas durante a estimulação);

2 – Espirros, tosse durante a estimulação;

 

Cor da pele:

0 – Pálido ou cianótico;

1 – Rosado no corpo e cianótico nas extremidades;

2 – Rosado em todo o corpo.

 

Qual o significado da nota do teste de Apgar para o recém-nascido?

Fazendo a avaliação pela escala de Apgar, o neonatologista (médico que acompanha o recém-nascido) terá condições de avaliar se o bebê precisa de algum cuidado especial ou não. A grande vantagem de seu uso é que ele é de simples realização, indolor e dá uma boa visão geral do estado do recém-nascido. Assim, notas entre 7 e 10 no primeiro minuto de vida indicam que serão necessários apenas os procedimentos de rotina para o bebê (condição de normalidade); notas entre 4 e 6 indicam estado regular e possibilidade de procedimentos adicionais, como dar oxigênio ao recém-nascido; e notas inferiores a 4 indicam que procedimentos de urgência podem ser necessários.

 

Como saberei a nota do teste de Apgar de meu filho?

Se você faz questão da informação, pode perguntar à equipe médica na sala de parto. De qualquer forma ela faz parte do prontuário médico de seu filho, pois a informação sempre é registrada para eventuais consultas no futuro.

Leave a Reply